Era uma Casinha portuguesa, com certeza...
Hoje vamos falar de modas. Quando ouvimos falar em modas, é normal ficarmos reticentes.
Hoje em dia tudo é moda, levando qualquer um ao ponto de saturação, desde ver 50 hamburguerias por metro quadrado com “tudo em bolo do caco” a gin com uma cobertura de pequenas sementes e ervas que se colam aos dentes.
Gostamos de hamburgers e gin, mas na sua conta, peso e medida.
No entanto, há modas que não achamos (ou não queremos que) passem de moda nunca.
O sushi veio para ficar, por exemplo, juntando-se a clássicos intemporais como a boa velha francesinha.
Para nós, o próximo candidato à imortalidade é o brunch,
esse limbo em que é socialmente aceitável beber álcool de manhã (desde que em
forma de cocktails coloridos) e emparelhar sandes, ovos, doces e até sushi!
Visitámos uma casa pequena no nome e grande no conteúdo que
foi uma das pioneiras desta modalidade em Portugal e continua, anos depois,
na linha da frente dos que fazem uma pessoa feliz em qualquer altura do dia, a
Casinha Boutique Café.
Presente no Porto, Guimarães, Braga, Lisboa e Viana do
Castelo, a Casinha nasceu na Invicta há 5 anos, do esforço de Renata Henriques
e Joaquim Oliveira e foi nesse local que os visitámos (mais uma vez).
Reunimos com a Renata, que continua ainda hoje a trabalhar
regularmente na “linha”, para lanchar e para uma conversa sobre o passado,
presente e futuro do Casinha.
Comecemos pela comida:
Orgulhosa de nunca ter retirado nenhum dos produtos
lançados, a Renata aconselhou-nos a experimentar um pouco dos clássicos da casa
e assim fizemos, sentando-nos nas traseiras da casinha, no maravilhoso jardim
que nos convida para passar uma bela tarde com famÃlia, namorada/o ou amigos.
Mesmo para trabalhar, a Casinha tem wi-fi e tomadas
convenientemente dispostas para quem quiser levar o computador portátil. Acreditem, é
muito melhor trabalhar num ambiente acolhedor 😉
Pedimos um caramel machiatto, um sumo detox, panquequas com
fruta e iogurte e duas das mais maravilhosas foccacias que já comemos.
As focaccias eram um contraste entre carne de vitela
desfiada com brie, agriões e orégãos em foccacia tostada, rica e decadente e
salmão com queijo creme e rúcula, numa combinação fresca e apetecÃvel que nos
deixou num estado atordoado de satisfação.
A seguir, uma pilha de panquecas fofas, húmidas e saborosas, cobertas de um rico iogurte natural e morangos cortados que nos fez lutar entre o estômago, já mais do que confortavelmente cheio e a cabeça, que nos pedia para continuar o desfile de comida.
PodÃamos ter pedido gelados, crepes, cheesecake, tartes de banoffee e tantas outras coisas, mas afinal o melhor é ter sempre uma desculpa para voltar!
A seguir, uma pilha de panquecas fofas, húmidas e saborosas, cobertas de um rico iogurte natural e morangos cortados que nos fez lutar entre o estômago, já mais do que confortavelmente cheio e a cabeça, que nos pedia para continuar o desfile de comida.
PodÃamos ter pedido gelados, crepes, cheesecake, tartes de banoffee e tantas outras coisas, mas afinal o melhor é ter sempre uma desculpa para voltar!
Mas como ninguém é mais capaz de falar sobre o que é a
Casinha e o que representa, convidamos-vos a ler um excerto da nossa conversa
com a Renata:
LVEB: Quando pensa
na CASINHA qual é a sua primeira memória?
RH: De como tudo começou...Da vontade de conseguir criar um
espaço acolhedor, com produtos caseiros, que não fosse apenas "mais
um":) Lembro-me de logo nos primeiros dias, ter um cliente a falar ao
telefone e a dizer a alguém que estava na CASINHA. Acho que só naquele momento
me caiu a ficha…A "minha casinha” já tinha ganho a sua independência e o
seu estatuto!! já era "A CASINHA".:)
LVEB: O que difere
a CASINHA de tantas casas de brunch e refeições ligeiras na cidade do Porto?
RH: Penso que todo o seu conceito e toda a sua dinâmica a tornam
única e especial. Na CASINHA os clientes são tratados de um modo caloroso,
tentamos que o cliente se sinta realmente em casa.
Todos os produtos são confeccionados à frente do cliente… as
nossas portas estão totalmente abertas. Pretendemos mesmo que o cliente veja e
participe na confecção do seu pedido.
Outro ponto que considero especial, é o facto de haver a
flexibilidade de o cliente fazer a sua refeição às horas que pretender. Os produtos
na CASINHA estão disponÃveis todos os dias a todas as horas.:) Tentamos
ajustar-nos às necessidades do cliente.
Um brunch tardio, porque não?!:)
LVEB: Qual é o seu
produto favorito da CASINHA?
RH: Tenho que me controlar muito…Tenho vários!!:) mas ADORO os
nossos Gelados Artesanais!!!
LVEB: Para si, a
CASINHA é muito mais do que um negócio. Sente-se, de facto, em casa?
RH: Completamente. Quer pela decoração, pelos produtos, pelos
nossos colaboradores e sem duvida, pelos nossos clientes!
Temos muita sorte... o cliente CASINHA é um cliente muito
simpático e caloroso. Temos mesmo uma relação muito cúmplice.… Os nossos
colaboradores têm nome e os nosso clientes também!!! o Senhor José, a Maria
Eugenia... É realmente especial.:)
LVEB: A expansão da
CASINHA, a nÃvel nacional, tem sido acelerada. Considera que a CASINHA tem o
que é preciso para dar resposta a um mercado mais internacional?
RH: Não tenho dúvidas nenhumas.:) Aliás, muitos dos nossos
clientes são estrangeiros! Há uma identificação com a CASINHA… Os nosso produtos apesar de
“caseiros” são produtos do mundo! Os Cheesecakes, as Bolachas Artesanais, os
Crepes, as bebidas de Café…
Mas um passo de cada vez!:)
LVEB: O que a
emociona nesta aventura?
RH: O querer sempre melhorar… o querer sempre evoluir. É giro
porque há sempre uma serie de frentes para dar resposta. Isso emociona-me
muito!! Adoro ver a evolução que temos tido e de perceber que ainda podemos
evoluir muito mais… que não estamos estagnados! É vibrante, sem dúvida!
LVEB: Contou-nos
que também são feitos eventos privados na CASINHA, contudo, sem privar os
clientes habituais do seu espaço para uma refeição. De que forma pretende que
os clientes CASINHA vejam cada loja?
RH: Pretendo que em todas as CASINHAS o cliente se sinta “em casa”. Que perceba que cada
CASINHA se ajusta à cidade onde está inserida, mas que o seu conceito e os seus
produtos se mantém inalterados. Que a experiência que teve na CASINHA do Porto,
seja tão boa como na CASINHA de Guimarães… é um desafio, mas acredito que na
grande maioria das vezes conseguimos cumprir!:)
E agora?
Temos a certeza que já sabe onde vai ser o primeiro brunch de 2018.
Localização:
Telefone: 934021001 (Porto)
Horário de Funcionamento: 2ª a sábado das 09h às 00h, domingo até às 22h.
+ info disponÃvel em www.zomato.com