Honolulu Coffee Shop - Hawaii no Porto

A cidade invicta rendeu-se à comida. Todos os dias vemos a Restauração do Porto a reinventar-se, com novos restaurantes a abrir e outros (por consequência) a fechar.

coffee shop,honolulu,visit,food


Aquilo que procuramos continua, contudo, a ser o mesmo: uma experiência memorável.

Uma das maneiras de conseguir uma experiência assim é descobrir algo novo, que não exista em mais nenhum lado, o que é difícil – ou quase impossível - já que a cada dia parecem abrir no Porto mais restaurantes de mil e uma cozinhas diferentes.

A verdade é que a época em que o cevadotto era novidade já lá vai… Contamos uma casa de sushi a cada quarteirão, hambúrgueres e tapas desde a zona universitária ao centro da cidade e sabemos que o ceviche se vai juntar a esta lista muito em breve. Talvez com mais um par de casas ao longo da Rua da Picaria.

Há, claro, alguns exemplos de inovação e de pensamento fora da caixa e este é um deles.

Abordámos os responsáveis pelo espaço na semana da sua abertura e fomos convidados a conhecer uma lufada de ar fresco.

Aberto desde 15 de Agosto, HonoluluCoffee Shop & Comfort Food apresenta-se como novo spot no Porto, perto do frenesim da Baixa mas fora dela, e traz consigo os sabores do Havai. É simples na decoração porém o ambiente e cozinha conseguem alcançar algo que não é tão simples assim: o equilíbrio.

A nossa visita foi na sua primeira sexta-feira à noite o que (para os reais conhecedores da Restauração no Porto) se podia adivinhar cheio e caótico, sem espaço para respirar. Na verdade, fomos recebidos num ambiente calmo e caloroso, na companhia de vozes como Jack Johnson, Bob Marley e Ben Harper… não podia ter começado melhor.  Tivemos exatamente o que precisávamos: uma noite para relaxar e disfrutar de boa comida.

Começámos por uma belíssima e fresca sangria tinta com maçã, sem fruta a mais ou “tralha para ficar presa nos dentes”.



Aceitámos as sugestões da responsável e, como entrada, ficámos deliciados com um enorme queijo brie assado no forno com nozes, mel e framboesas e uma tempura de camarão estaladiça por fora e a derreter por dentro. A tempura vinha acompanhada de um molho cocktail que, sendo forte na presença, em momento algum eliminava o sabor fresco do camarão cozinhado. Com as entradas, foi-nos servido um cesto de pão ainda quente e de chorar por mais.

Já num estado avançado de felicidade e excitação sobre o que estaria para chegar de seguida, partilhámos duas doses de Poké, a versão havaiana de peixe ao natural com frutas e vegetais, quase como um ceviche polinésio.

Optámos por uma Poké bowl composta por camarão, ananás, pepino, couve roxa e malaguetas e outra de atum (hmmmmmm 😍) com abacate, cebola, tomate e sésamo, tudo numa cama de couscous de cenoura (absurdamente delicioso!).



Todas as combinações refletem aquilo que a casa pretende ser: direta, descomplicada, fresca e deliciosa.

A riqueza do atum e abacate com o tomate e cebola para cortar, a frescura dos camarões com o ananás e o pepino… Já mencionámos que era delicioso? 😉


Finalmente, no momento em que já estávamos ambos a rir como criancinhas felizes (prometemos que nada influenciados pelo jarro da ótima sangria), terminámos com Haupia: uma sobremesa tradicional havaiana que se assemelha a um manjar branco de coco, tão famoso entre os nossos irmãos no Brasil. Leve, cremoso e com textura semelhante a uma panacotta, a frescura do coco foi o culminar de perfeição do nosso jantar.




Mas… não fiquem por aqui!

Para além das Poké bowls, que podem também ser de galinha ou vegetarianas, no Honolulu podem encontrar uma variedade de saladas ou tostas (pelo menos para já, apesar de termos ouvido dizer que no futuro podem surgir novidades).

Mais! Para além de jantares e almoços, existem dois menus de brunch para começar o dia com um sorriso, com amigos ou em família. Os preços são muito acessíveis e garantimos uma experiência única.

🍹


Conselho/Dica: se for uma visita de duas pessoas/casal e optarem por uma experiência completa com entradas e sobremesa, aconselhamos que peçam uma Poké Bowl pequena (referência casual à nossa infância?) porque a porção é para lá de generosa. Se forem românticos, aproveitem para dividir uma grande na refeição.



Localização: Rua dos Bragas, 58, 4050-122 Porto
Telefone: 223163730
Horário de Funcionamento: 2ª a 5ª das 08h às 20h, 6ª e sábado até às 24h.
+ info disponível em www.zomato.com